O GRANDE AFRESCO

O grande afresco (27 m2) retrata o plantio, cultivo, a colheita nas vindimas e o transporte das uvas até a adega, onde foram retratados o trabalho típico dos italianos do bairro de Santa Felicidade. amassando as uvas com os pés. Na seqüência, a festa da uva, com os músicos e a dança. 
O grande afresco foi pintado na técnica renascentista do intonaco úmido. O artista orientou os pedreiros para que estes preparassem o arriciatto sobre toda a parede. Foi levantada uma parede dupla, especialmente para a realização do afresco, com espaço para respiração.
Os estudos preparatórios foram feitos com modelos no atelier do Solar do Rosário (onde o artista lecionava desenho da figura humana) e apresentados aos proprietários do Castelo.
Prata transferiu as linhas principais da composição para o arriciatto, com cal e pigmentos, e colocou o intonaco diariamente sobre o espaço da giornatta de trabalho, ou seja, em porções de cerca de 1 metro quadrado diários, quantidade máxima de pintura possível no verão Brasileiro. Durante a pintura, o artista foi obrigado a pendurar toalhas molhadas nas janelas e a molhar bastante o chão, mantendo a umidade no salão.

Enquanto o artista pintava os últimos personagens do afresco (a festa, à direita), o país convulsionava nas ruas, pedindo o impeachment do então Presidente Fernando Collor. O artista deixou de trabalhar um dia, para participar da manifestação popular de desagravo ao Presidente. A pressão popular foi tanta que o Presidente sofreu um impeachment. Vale notar a diferença de estabilidade e proporção dos personagens da direita, influenciados pela agitação do período da história.
Na foto ao lado, vemos a pintura sobre o intonaco ainda fresco, com modelo vivo.
O desenho foi passado para o arriciatto com pigmento mais escuro, pintado com
um pouco de cal.
Desta forma, o artista pode identificar as linhas que delimitavam a porção de
intonaco da giornatta de trabalho.
A obra levou 2 meses para ser concluída, sendo de 27 metros quadrados de afresco.
   
A colocação do intonaco úmido foi feita sobre o arricciato,
onde foram pintadas as linhas principais da composição.